Mapa Difusão do Cinema Negro no Brasil

Quais são as janelas de exibição do cinema negro no Brasil?

O objetivo do mapa é apontar os locais de mostras, festivais e projetos voltados para a difusão do Cinema Negro no Brasil. De forma a potenciar as ações e criar uma rede integrada, permitindo mecanismos de parcerias entre produtores culturais, agentes independentes, instituições, sejam elas públicas ou privadas, projetos e ações. Dessa forma, possibilitando também a discussão sobre políticas públicas para o audiovisual como um todo, principalmente no que tange à difusão de obras audiovisuais nos vários circuitos de exibição.

Para ter sua mostra ou projeto inserido no mapa basta escrever para negritudeinfinita@gmail.com, colocando no assunto “Mapa do Cinema Negro”, que responderemos o quanto antes e inseriremos no mapa. Nos envie título, resumo, links para site ou rede sociais, nos fale sobre as edições que já ocorreram e as ações realizadas.

Última atualização: abril de 2021

NÚMEROS

Nordeste e Sudeste

Encontramos um total de 25 eventos, entre mostras, festivais e seminários, nas cinco regiões do país. Percebe-se, ainda, uma presença maior na Região Nordeste e na Região Sudeste, concentrando, respectivamente, onze e oito mostras/festivais em cada região.

Cineclubes

Encontramos oito cineclubes que tem como foca de exibições a produção audiovisual de autoria negra.

Pioneirismo

As mostras/festivais mais antigos são o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, realizado desde 2007 no Rio de Janeiro, e a EGBE Mostra de Cinema Negro de Sergipe, realizada desde 2016, em Aracajú.

Outras ações

Destacamos o Afrolix e o Todesplay, plataformas de streaming voltadas para a exibição de filmes de autoria negra.

Que tal entrar no mapa?