Sessão 5 – Línguas enroladas – Linguagens em parto

A oralidade é um dos pilares que constituem o que diz ser o real. Por conseguinte é fonte de inspiração a um desejo e modos dinstintos de comunicação. É também fonte das primeiras histórias e formas de documentar o que se sente, toca, vê ou imagina. É passível de questionamento, recheada com conhecimento ou delírio e inquestionavelmente capaz de se transformar em novas realidades quando emaranhada por muitas línguas . Dessa chave se cria uma sessão aonde começamos com Yá me Conte Histórias (Carine Fiúza/2020), em que uma mãe revela uma fábula a sua filha de oito anos durante o período pandêmico e Chico Rei Entre Nós (Joyce Prado/2020) que conta, reconta e imagina a presença dessa figura entre a égide do lendário e real que existe na fina camada das histórias contadas e como ela permeia o imaginário preto dentro de festas populares, vias enterradas, gestos heroicos históricos desde o período escravocrata colonial que enriqueceu o capitalista moderno seja economicamente, como epistemologicamente.

Debate da 5º sessão ocorre no dia 24/03, às 19h, no Canal da Casamata, com Carine Fiúza e Joyce Prado.


YÁ, ME CONTE HISTÓRIAS

2020, Ficção, 8m, Livre, Paraíba
SINOPSE: Há dias trancada em casa, Elisa começa a sofrer os efeitos da quarentena imposta pela pandemia do Corona Vírus. A hora de dormir já não é um bom momento desde que parou de sonhar. Mas uma história contada por sua mãe a fará atravessar o oceano Atlântico, rumo a África, sem sair de casa. No sonho ela passa a identificar valores e elementos da cultura Yorubá em seu lar.
Direção: Carine Fiúza


CHICO REI ENTRE NÓS

2020, Documentário, 94m, Livre, São Paulo
SINOPSE: Chico Rei foi um rei congolês que se tornou escravo e libertou a si mesmo e a seus súditos durante o Ciclo de Ouro em Minas Gerais. Sua história é o ponto de partida para explorar os diversos ecos da escravidão brasileira na vida dos negros de hoje em dia, entendendo seu movimento de autoafirmação e liberdade a partir de uma perspectiva coletiva.
Direção: Joyce Prado
Contém LSE – Legendas para pessoas Surdas e Ensurdecidas


APOIO

REALIZAÇÃO