Sessão 2 – Habitar o escuro

Possibilidades de vida para além do que pode ser compreendido através da luz. Essa sessão é formada a partir de mergulhos na escuridão.  COSMOVERSE ARKSTRA (TRANSÄLIEN) nos convida a uma viagem cósmica conduzida através de experiências sensoriais na tentativa de romper com a compreensão através da linguagem humana. Que movimentos são necessários para atravessar a noite escura? Quais vidas só se tornam possíveis protegidas pelo manto escuro da noite? Essas questões aparecem de formas distintas em A BARCA (Nilton Resende) e A NOITE SE TORNARÁ AINDA MAIS ESCURA (Bianca Ellen, Lux Farr, Isa Vitório, Fran Xyk e Arara). A comunicação com o que não se pode perceber pelo olhar, a forte presença do que está invisível e a impossibilidade de restaurar o que foi violentamente partido se apresentam em SOBRE OLGA (Tayná Almeida) e EGUM (Yuri Costa) .

Debate da 2º sessão ocorre no dia 20/03, às 19h, no Canal da Casamata, com A Transalien, Isabela Vitório, Thayná Almeida, Rafhael Barbosa e Yuri Costa.


COSMOVERSE ARKSTRA

2020, Híbrido, 9m, Livre, São Paulo
SINOPSE: Este filme é a manifestação intra-corpórea de uma realidade utópica. ancestral futurista vivendo o presente. sobre comunicação não-humana mas sim sensorial e, como tal, não há palavra capaz de descrever. respire fundo e sinta.
Direção: TRANSÄLIEN


A NOITE SE TORNARÁ AINDA MAIS ESCURA

2020, Híbrido, 12m, Livre, Ceará
SINOPSE: O alvorecer não está muito longe antes que seja possível alcançar o nascer do dia a noite escura precisará ser atravessada.
Processo Coletivo realizado por: Bianca Ellen, Lux Farr, Isa Vitório, Fran Xyk e Arara
Contém LSE – Legendas para pessoas Surdas e Ensurdecidas


A BARCA

2020, Ficção, 19m, 12 anos, Alagoas
SINOPSE: Na noite de Natal, duas mulheres solitárias dialogam numa barca que desliza sobre as águas de uma lagoa escura e gelada. Um acontecimento inesperado marcará o término dessa travessia. Baseado no conto “Natal na Barca”, de Lygia Fagundes Telles.
Direção: Nilton Resende


SOBRE OLGA

2020, Ficção, 20m, Livre, Paraná
SINOPSE: Heta ysyryre gueteri jahasata. Do guaraní: Muitos caminhos para percorrer! Olga habita este mundo. Assim como todos os dias, Olga levanta para tomar café e viver mais um dia de pequenos conflitos e omissões familiares. Mas esse talvez não seja um sábado como todos os outros, e a partir de encontros um tanto quanto inquietantes, acompanharemos Olga em seu ser estar no mundo.
Direção: Thayná Almeida


EGUM

2020, Ficção, 23m, 14 anos, Rio de Janeiro
SINOPSE: após anos afastado devido à violenta morte do irmão, um renomado jornalista retorna para a casa de sua família para cuidar de sua mãe, que sofre uma grave e desconhecida doença. numa noite, o jornalista recebe a visita de dois estranhos, que têm negócios desconhecidos com seu pai. esse encontro, juntamente com acontecimentos que o levam a desconfiar que algo sobrenatural se abateu sobre sua mãe, fazem-no temer uma nova tragédia.
Direção: Yuri Costa
Contém LSE – Legendas para pessoas Surdas e Ensurdecidas


APOIO

REALIZAÇÃO